terça-feira, agosto 31, 2004

Às vezes faz falta um destes para aliviar.
Já agora ninguém me arranja aí um daqueles bonequitos anti-stress?

AAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHH

segunda-feira, agosto 30, 2004

A dois dias do maldito exame de BB (cadeira a que eu chamo carinhosamente a Berdadeira Bosta) estou pelos cabelos com isto... estou farta de estudar quando toda (ou quase toda) a gente à minha volta vai para a praia, vai ao cinema e afins... é frustrante! Quem me dera ter outra vez férias de 3 meses. Isso sim eram tempos felizes.

domingo, agosto 29, 2004


Digo adeus ao programa que me acompanhou durante as manhãs de muitos anos.
Digo adeus a uma das poucas coisas que me faziam acordar cedo, quando não tinha nada para fazer.
Digo adeus aos três magníficos que tantas vezes me fizeram dar boas gargalhadas e até (quem diria) incentivo para uma manhã chata de estudo.
Custa muito, depois de tantos anos, ver que acabou. Custa saber que não vão voltar. Custa saber que vai ficar aqui muita, muita saudade...

sexta-feira, agosto 27, 2004

Ontem estive duas horas (de manhã) e mais uma (à tarde) na escola para me inscrever nos estúpidos exames. Parece que não fui a única a reprovar, dada a quantidade de gente que lá estava. Já me sinto mais feliz. (vou ignorar a possilibidade de estarem lá para se inscreverem para melhorias...).
Como sempre, os serviços funcionam mesmo rápido... uma fila imensa para fazer o pagamento na Tesouraria, onde estavam duas funcionárias que não deviam ter grande pressa para ir embora... e, obviamente, não atendiam uma pessoa cada uma, encarregavam-se as duas ao mesmo tempo da inscrição de um aluno apenas... parece-me bem! Adoro cada vez mais este tipo de serviços...

terça-feira, agosto 24, 2004

Já antes de entrar para o curso tinha um especial carinho pelos Down. Lembro-me de ter passado uma tarde com uma menina, já há muitos anos, na altura apercebi-me que tinha alguma deficiência mas não sabia que era Síndrome de Down. Hoje, lembro-me dela e pelas características físicas não tenho dúvidas que o fosse. Era uma criança extremamente carinhosa, como de resto costumam ser as crianças com este problema.
O síndrome começou a ser estudado em 1866 por John Langdon Down que notou que havia nítidas semelhanças fisionómicas entre certas crianças com atraso mental. Infelizmente, usou o termo "mongolismo" para descrever a sua aparência, já que se assemelhavam aos habitantes da Mongólia. Hoje em dia é ainda comum ouvirmos pessoas referirem-se a estas pessoas como "mongolóides", o que me angustia, confesso. Mais tarde foi identificada a anomalia cromossómica causadora do síndrome, passando a usar-se a terminologia trissomia 21 ou Síndrome de Down. É então uma doença cromossómica relacionada com o par 21 do cariótipo humano. A sua incidência aumenta com o aumento da idade da mãe, embora haja bastantes casos em que a mãe é jovem e ainda assim, nasce um bebé com Trissomia 21.
De todas as áreas de desenvolvimento, o da Linguagem é o que está mais afectado e surgem muitas alterações anatómicas que dificultam (ou impossibilitam) a fala e a alimentação tais como boca demasiado pequena, língua excessivamente grossa e músculos hipotónicos. É frequente existirem dificuldades na coordenação da respiração/deglutição, que interfere directamente com a alimentação. É em cada um destes aspectos que o Terapeuta da Fala intervém para tornar a vida destas crianças (e adultos) um pouco melhor!

domingo, agosto 22, 2004

Estou prestes a vomitar BB depois de ter estado um domingo quase inteiro enfiada em exercícios... bahhh odeio estudar nas férias...

sábado, agosto 21, 2004

No ano passado por esta altura estava muito atenta às candidaturas, à entrada para o Ensino Superior... e agora isso passa-me um pouco ao lado. Ainda assim andei a cuscar as vagas para Terapia da Fala este ano:

Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto- 20 vagas (mais duas do que no ano passado)
Escola Superior de Saúde de Faro- 30
Escola Superior de Saúde de Setúbal- 20
Escola Superior de Saúde de Aveiro- 16 (só??!!)
Escola Superior de Saúde de Alcoitão- 30
Escola Superior de Saúde Egas Moniz- 50
Universidade Fernando Pessoa- 30

Não sei ao certo se aumentaram (apenas sei no Porto) mas parece-me um número razovável de vagas... vamos a ver se este ano em Faro alguma fica preenchida já que no ano passado ninguém concorreu... aos poucos esta bela profissão vai sendo espalhada e vai conquistando mais malta ;)

PS- Só tenho pena é daqueles que vão estudar para certas escolas... (se é que se pode chamar escola...).

quinta-feira, agosto 19, 2004

Parte II das férias:



Esta foto é na fantástica piscina na casa do Carlos (onde estivemos comodamente instalados) com o grupo de amigos com quem estive. Foram uns dias magníficos na pequena vila de Nespereira e já sinto saudades!! Para o ano há mais :)

Parte I das férias:



Esta foto foi tirada na aldeia de Montesinho, onde estive a passear com alguns familiares, dos quais os meus primos aparecem na foto. Foi um dia bem passado, apesar de esperar um pouco mais da Serra de Montesinho, pareceu-me um pouco abandonada! Mas foi giro :)

Estou de volta (de facto já voltei há três dias, mas só hoje houve tempo para algumas palavras).
As férias foram muito boas, curtas é certo, mas bem aproveitadas. Agora é a fase estudo/férias. Há dois exames para fazer em Setembro e desta vez não podem ficar para trás. Venham eles!

quinta-feira, agosto 05, 2004

As inevitáveis dúvidas.
Quando há férias há demasiado tempo para pensar.
Penso no que a minha vida mudou em apenas um ano.
Penso nas novas amizades que fiz, em alguns colegas que ficaram para trás devido às mudanças, não porque assim o quis, mas porque assim teve que ser.
Penso no tempo que não tive para um café com os amigos de sempre ou as vezes que não houve vontade para as inúmeras festas com os amigos mais recentes.
Penso em todas as coisas novas que aprendi e na responsabilidade cada vez mais crescente que vou tendo. Penso que daqui a 3 anos (se tudo correr bem) já deixo de ser estudante, já serei doutora... a ideia de que ainda há pouco na minha memória está o meu 8º ou 10º ano... pareço uma velha, eu sei. Mas não é tanto pela idade, é mais pelo que vai passando, pelo que se vai vivendo. A entrada na vida académica trouxe mudanças, boas é certo. Daqui a um instante acabará e virá a vida profissional. Sei que me falta aprender muito, mas parece-me já muito complicada, difícil de entrar, difícil de encaixar. As habituais dúvidas de uma aluna no final do primeiro ano? Sim, eu sei. Mas não deixam de chegar estes pensamentos.

Voltei. Por menos de 24 horas, mas voltei.
Parte I das férias concluída! Venha a parte II... Nespereira city espera-me!!
Pediatria está feita, com nota deplorável, mas está... parece que não vou ser uma boa mamã.