sexta-feira, outubro 29, 2004

Sou uma apaixonada pela laringe e cheguei à conclusão que ainda não há neste blog uma única imagem das pregas vocais! Grande falha! Aqui ficam algumas, muitas delas ilustram patologias nada agradáveis.


Pregas Vocais normais (a imagem não é das melhores, mas pronto...)


Nódulos


Pólipo (ou para os lisboetas, polipo)


Edema (imagem medonha, eu nem sei bem o que é o quê...)


Tumor

Como se vê, nada agradável... um dia destes discorro sobre alguns pontos de Saúde Vocal, que podem evitar chegar a alguns destes estados...
Até lá, não se esqueçam:

quinta-feira, outubro 28, 2004


Encontrei esta imagem medonha... ao que uma hipertrofia amigdalina pode chegar... eu ainda me queixo quando fico com amigdalite :x

sexta-feira, outubro 22, 2004

Hoje tivemos a apresentação de um trabalho de grupo, na cadeira de Linguagem na Criança. O objectivo do trabalho era a realização de uma Ficha de Recolha de Dados, ou como é usualmente chamada, uma Anamnese. Foi um pouco estranho fazer este trabalho (escusado será dizer que andam desde o ano passado a espetar-nos com Anamneses de todos os feitios e cores, já estou um bocado farta...), mas ainda assim deu para aprender algumas coisas novas (ainda bem, senão teria sido inútil). De qualquer forma parece-me que a apresentação não correu muito mal, vamos a ver como será o resultado!

Na quarta feira passada fui a um jantar de curso (já teria postado sobre esse jantar mais cedo, não fosse o querido blogger andar possuído). Foi um jantar de despedida das nossas doutorazitas do 3º ano que vão começar já na segunda a estagiar. Foi muito giro, mas também muito triste... elas fartaram-se de chorar, agora vão estar todas separadas, já vão deixar um pouco de parte o ser estudante e ser por uns tempos Terapeutas... nós vamos sentir a falta delas lá na escola, mas de certeza que se vão sair muito bem ;)
Também teve o seu q de tristeza porque me imaginei no próximo ano, quando for a minha turma a fazer este jantar de despedida... para mim não o será, já que não vou para estágio no próximo ano... vai ser estranho... enfim.

segunda-feira, outubro 18, 2004

Estou sem vontade de estudar, de adiantar um pouco o trabalho que vou (em conjunto com o meu grupo) apresentar na sexta. Estou sem vontade de ler um livro ou de ver um filme. Não sei ao certo o que me apetece fazer e por isso ando aqui a vaguear nas ruas tortuosas da intermet... e é assim que ocupo o meu tempo... e depois queixo-me... :s

quinta-feira, outubro 14, 2004

Sem elas isto de querer ser Terapeuta da Fala não teria o mesmo sabor...

(Diana, myself, Nita, Sara)

terça-feira, outubro 12, 2004

Argh...
Passei grande parte da tarde a fazer traduções de textos sobre fonologia em ESPANHOL... haverá maior tortura, principalmente para mim que adoro espanhol?
E o mais giro... para a semana há textos em francês... porque é que não há autores portugueses a escrever sobre estas coisas? Ou então ingleses, acho que não é pedir muito... :s

sábado, outubro 09, 2004

Na quinta-feira passada estivemos a conhecer o Dr. Speech, um dos vários programas de voz existentes. Apesar de ter sido só uma demonstração deu para perceber que este tipo de equipamentos podem ser muito úteis porque permitem uma avaliação mais quantitativa e menos subjectiva de algumas características vocais. O único problema é que este tipo de programa não é propriamente barato e há muitos centros hospitalares públicos que não os têm. Eu já fui arranjar uma demonstração para mim!
Voz é, de facto, uma das áreas que mais me tem atraído até agora ;)

quarta-feira, outubro 06, 2004

Amanhã aulas às 8h, o que implica levantar às 6h30... e eu aqui a esta hora... :s

sábado, outubro 02, 2004

A primeira semana de aulas chegou ao fim. Foi muito boa, tirando o facto de ter que me levantar muito cedo e já não poder ficar a vegetar na cama até tarde! Tenho excelentes professores, acho que as cadeiras são interessantes... tenho a impressão de que se avizinha um semestre muito bom! Claro que já tenho montes de trabalhos e frequências marcadas, mas para se ser uma TF são precisas cinco coisas: trabalho, trabalho, trabalho, trabalho e trabalho! Venha ele...!