sexta-feira, dezembro 31, 2004

E eis que 2004 chega ao fim. Tomei consciência há pouco que este foi o primeiro ano totalmente dedicado ao curso. No outro dia li esta frase de uma boa amiga do curso “Espero sobreviver a um curso que não me deixa viver”. É verdade, não nos sobra muito tempo para o nós que existe fora daquelas paredes do antigo-futuro parque de estacionamento da FEUP (sim, eu tenho aulas num edifício que já foi, ou já esteve para ser, um parque de estacionamento... já agora, boa ideia para 2005 era um edifício novo para nós... não? Ok.). Este ano lectivo nem me posso queixar muito, tenho menos cadeiras, não é tão pesado, mas ainda assim exige muito de nós. Muitos stresses passei durante este ano. Mas, agora olhando para trás, vejo o segundo semestre do 1º ano como a época de maiores neuras e frustrações: eram 12 cadeiras, um horário diferente em cada semana (viva as reposições...), dois trabalhos feitos pela turma toda... enfim, um desgaste físico e emocional que não há maneira de qualificar. No fim, com a chegada das férias, dei comigo a ver o semestre como algo muito positivo e feliz por chegar ao fim com tudo feito. Algures a meio deste semestre chegou o fim da praxe, a altura de trajar pela primeira vez... as lágrimas que me escorreram na face no momento em que deixei de ser caloira demonstraram o que esta fase representou para mim e as saudades que iria deixar.
As férias chegaram... mas não por muito tempo, havia exames em Setembro das malditas cadeiras do primeiro semestre que tinham ficado para trás.
Exame de BB... acabei o exame com a sensação “bolas, não fiz nada de jeito, lá vou ter que ir assistir às aulas do primeiro ano...”, pensava eu que isto era o pior que me podia acontecer. Mas eis que chega a notícia, dada por uma das colegas mais velhas: BB tem precedência. Reprovar naquele exame significava perder um ano inteiro. O exame de ICS também veio, mas fez-se. E chegou o dia de ver a nota de BB. Não estava afixada, estava numa capa, que uma auxiliar guardava. Ela bem viu o meu ar de desolação quando vi a palavra reprovado repetida três vezes. Eu e mais dois amigos tínhamos ficado para trás. Custou aceitar a ideia de reprovar um ano, ainda por cima por uma mísera cadeira que, aparentemente, nada tem a ver com o curso. Mas tivémos que nos resignar, começámos o 2º ano sem três das cadeiras que os nossos colegas tinham.
No final de Setembro também chegou a altura de conhecer os caloirinhos e de praxar pela primeira vez. E desde aí tenho-me divertido imenso à custa dos caloiros, são uns porreiros! E muita saudade de ser praxada também...
Aulinhas de novo... novos professores, novas matérias... e trabalho. Bastante até. Até agora o semestre não está a ser tão interessante como o de que falei acima, mas ainda assim interessante qb. Acentuou-se o gosto pela área de Voz (acho isto um ponto bastante importante!).
Hoje, despeço-me do ano que teve coisas boas e outras más (não será sempre assim?). Balanço positivo ou negtivo? Positivo, julgo eu. Ou então é a minha mania de ver sempre as coisas pelo lado bom... será?
Feliz 2005.

quarta-feira, dezembro 29, 2004

Não tem havido muita actividade por aqui... tenho andado muito ocupada a estudar... cof cof. A verdade é que não tem havido muito estudo, algum só... mas caraças, também preciso de férias, de tempo para descansar...
Ainda não tive nenhuma ideia luminosa para o trabalho de articulação... tenho que fazer umas fichas para ensinar os fonemas /f/ e /v/... e imaginação para que as actividades sejam diferentes das que estão descritas nos livros? Não há, devo tê-la perdido... enfim. Alguma coisa há-de sair... espero.

sábado, dezembro 25, 2004

O Blogger decidiu dar-me uma prenda de Natal: destruir o blog, apagar tudo... é positivo.
Agora o blog está em processo de reconstrução... e eu profundamente irritada.

sábado, dezembro 18, 2004

E pronto, a modos que chegaram as férias. Para grande azar meu desta vez a palavra férias só significa não ter aulas já que há carradas de coisas para fazer... mas pelo menos dá para descansar!
Ontem para celebrar o fim das aulas fui ver os Toranja ao Sá da Bandeira, foi muito bom! E a companhia? Óptima, claro =)

sexta-feira, dezembro 17, 2004

Que desgraça. Não era muito difícil. E no entanto as palavras não quiseram sair, a inspiração não veio... e escrevi uma data de gatafunhos com pouco conteúdo. Não percebo o que raio aconteceu.
Acho que não devo servir para isto.

quinta-feira, dezembro 16, 2004

Ahh... e esqueci-me de dizer. O Terapeuta A. hoje tranquilizou-nos em relação à frequência de amanhã. Afinal de contas ele estava no nosso lugar há apenas uns 4 anos, ainda se deve lembrar bem do que é o stress de estar deste lado! De qualquer forma ele disse-nos que não é assim tão difícil quanto parece, que a Terapeuta da cadeira aproveita todos os bocadinhos do que a gente escreve, disse para não nos preocuparmos muito... não deixo de estar preocupada para amanhã, mas o que é certo é que já não estou tão em pânico quanto estava :)

Hoje de manhã houve mais uma aula de Voz muito boa.
Começámos por falar da reabilitação em Laringectomizados, ou seja, os tipos de voz que eles podem tentar desenvolver para não ficarem sem o seu meio de comunicação priveligiado - a fala. Entre esses tipos de voz está a Voz Esofágica, em que o ar vem do esófago e não dos pulmões... é uma espécie de arroto, ou melhor, de eructo (aprendi hoje este termo bem mais bonito para arroto). Basicamente estes doentes aprendem a engolir o ar e depois a expulsá-lo como sendo um eructo, aproveitando-o para falar. E que interessante que foi ouvir o nosso Terapeuta exemplificar este tipo de voz... sob a forma de um "olá" arrotado... ups, eructado :p
Na segunda parte da aula vimos uns vídeos de fibroscopias em doentes com tumores que se encontram num site muito interessante, já estive lá a cuscar mais vídeos, é muito bom. Ao entrar na parte da Laringe nesse site ouve-se um indivíduo a falar com uma laringe electrónica, impressiona bastante mas serve para sensibilizar, digo eu!

quarta-feira, dezembro 15, 2004

Aulas das 8h às 20h, sendo que a última é de Articulação, logo é sair às 20h20 (e isto saindo antes da aula acabar). Que nervos, aqueles dois devem ter popózinho para ir para casa, não há cá transportes públicos, não chegam a casa às 21h para ainda terem que jantar e depois estudar para uma das piores frequências de sempre!! E ainda por cima, o meu pc resolveu passar-se e bloquear a cada coisa que faço e, como se já não bastasse, há bocado peguei na minha pasta e caiu-me ao chão a caixa dos óculos, a calculadora, um CD cuja capa se partiu e o telemóvel... raios, isto hoje era suposto ser um dia bom!!
PORRA!

segunda-feira, dezembro 13, 2004

E já agora... boa sorte aos meus coleguinhas e amigos de turma para a frequência de MI amanhã... eu não a vou fazer, feliz ou infelizmente!?! Não sei ao certo... :x

Preocupação, tristeza, medo, stress, angústia, quase desespero (algures por esta semana chegará o dia do verdadeiro desespero). E tudo graças à frequência de Linguagem na Criança, na próxima sexta. :/

sexta-feira, dezembro 10, 2004

Bem, a frequência de ontem era estranha, a princípio não parecia muito difícil até chegar à última pergunta. Era um caso para analisar e estavam lá indicações dos exames de audiometria a que o doente tinha sido submetido. Foi uma confusão, acho que não cheguei a nenhuma conclusão de jeito. Agora não sei até que ponto terei boa nota ou não, essa pergunta era a que tinha a cotação mais elevada... enfim, logo se vê!

segunda-feira, dezembro 06, 2004

Estes últimos dias têm sido dedicados a Audiologia, há frequência na quinta e felizmente tive bastante tempo para estudar. Não posso dizer que o estudo esteja a correr mal, aquilo até é giro e acho que estou a conseguir estudar bem. Podia fazer aqui um relato sobre exames de acumetria e de audiometria mas se calhar seria uma seca, certo? Mas uma coisa é certa, como comentámos noutro dia na aula, ser audiologista/audiólogo (nunca soube como se chama...) deve ser uma seca, eles limitam-se a medir os níveis de audição, não têm nenhuma parte de reabilitação!! Felizmente TF não é nada, mas mesmo NADA assim :)

sábado, dezembro 04, 2004


Ontem foi celebrado o Dia Europeu do Deficiente. Sinto-me desde que comecei o curso muito mais ligada a esta realidade, a crianças e adultos que não têm a sorte de uma vida facilitada como a nossa. Por isso hoje (já que ontem me foi impossível) deixo uma palavra de amizade a todos os deficientes esperando, um dia, poder contribuir para que tenham um futuro melhor!

quarta-feira, dezembro 01, 2004

Aii que bem que soube hoje o feriado... ainda para mais num dia em que há aulas das 8h às 20h! E pra semana há mais um... acho que me posso considerar uma pessoa sortuda, ainda para mais se tivermos em conta que os dois feriados implicam menos 4h de Linguística :D