sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Parece que amanhã (quer dizer, hoje..) é dia do IPP (Instituto Politécnico do Porto) e por isso só há aulas a partir das 13h... ohh lá vou ter que passar a manhã a dormir :p
Tenho é que começar a pensar em rever a matéria de Neurologia do ano passado que senão não apanho nada das aulas de Afasia... aos pouquinhos vai comecando o trabalho! Tem que ser ;)

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Acabei por não fazer a oral a BB, não me sentia preparada. Mas não me arrependo, fiz a cadeira com boa nota mesmo assim e sinto-me feliz por isso!
O dia ontem foi bom, só tive uma aula (que durou 4 horas :x) e foi muito gira, apesar de lá para o fim já estar um bocado com sono (quem me manda ter ficado acordada até de madrugada no dia anterior?!). Acho que vou gostar mesmo muito desta cadeira de débito :)
E pronto, agora à tarde uma nova cadeira vai começar, a ver se corre tão bem como ontem :)

domingo, fevereiro 20, 2005

E a modos que amanhã começa o segundo semestre. As férias souberam muito bem, mais uns dias não faziam mal, mas já deu para descansar :)
Neste semestre vou ter cinco cadeiras, são elas Débito (a tão esperada cadeira de gaguez!), Deficiência Auditiva, Paralisia Cerebral, Linguagem no Adulto (também conhecida por Afasia) e Linguagem na Criança. Todas elas muito específicas e para todas estou com grandes expectativas! Acho que vai ser um semestre trabalhoso, cansativo (aquele horário, aquele horário...), mas o mais interessante de todos! Deixo por fazer as cadeiras de Comunicação Aumentativa e Alternativa, Métodos e Técnicas de Comunicação e Linguística III, serão feitas no próximo ano.
Este semestre vai ter também a novidade dos estágios de observação, vamos estar ali com os casos frente a frente e não apenas no papel! Vai permitir um contacto muito próximo com realidade de ser TF :)
Também para amanhã está marcada a prova oral de defesa de nota a BB. Por um lado acho que devo ir para lá com o que sei, e por isso não revi a matéria, mas por outro já ouvi dizer que são mauzinhos nestas provas... estou a considerar a hipótese de não ir defender... fico com boa nota mesmo não indo... bem, amanhã decido!
Só me resta desejar que seja um semestre em grande para todos os meus amiguinhos da turma :)

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Quem se lembra disto?:

Segunda-feira, Setembro 20, 2004

Nunca a palavra reprovado causou tanta tristeza...
posted by diana at 18:14

Hoje tenho a felicidade de anunciar que passei à malfadada cadeira de Biomatemática e Bioestatística que me fez perder um ano de curso... e desta vez com boa nota, um 16*, em que o asterisco significa que vou ter que ir defender a minha nota... estou feliz :D
A minha gaja Nita e o Chungo também passaram, também estou muito feliz por eles :)
Theresa e Rosi, em Setembro vocês arrasam ;)

Saíu hoje o horário para o segundo semestre. Se eu fosse fazer as cadeiras todas teria apenas 38 horas de aulas por semana. É pouquito, a gente até aguentava mais... podíamos até levar um saco cama para a escola e ficávamos lá de um dia para o outro, nem era preciso vir a casa descansar. É incrível como nos continuam a sobrecarregar tanto, como não fazem alguma mudança no curso... eu vou ter 30 horas de aulas e já não sei como me vou safar e como vou respirar com tanta coisa. Estou tramada :

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Epah sabe tão bem estar de férias e sair só a esta hora da cama para não ter que fazer absolutamente nada :D

sábado, fevereiro 12, 2005

Cheguei à conclusão que a época de campanha eleitoral é óptima para os TF's. Com a quantidade de berros que os nossos candidatos a primeiro-ministro andam a dar, bem podem perder o pio de vez. É ver especialmente o Santana Lopes, até mete impressão... haja alguém que lhe diga "Ahh e tal se calhar se não esforçares tanto até consegues melhorar e ficar com a voz mais firme e segura..", é que realmente, estar a ouvir um candidato todo empenhado em passar a mensagem (não interessa quão má seja essa mensagem...) quase a esganiçar-se não convence ninguém. Por isso ó faxabor xôres políticos, toca a arranjar um TFzito para vos dar umas luzes de higiene vocal :)

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Estou de férias!
Este semestre teve coisas boas e más. Cá fica o balanço do costume.

Balanço geral:
  • Menos carga horária, já que houve cadeiras que deixei para o próximo ano
  • Contacto muito maior com a realidade que é ser TF
  • Desespero ao pensar no futuro que se avizinha
  • Belas quintas-feiras de praxe :p

Balanço das cadeiras:

  • Voz: como já aqui disse várias vezes, a minha preferida. Aulas excelentes, bem preparadas e animadas, com uma das melhores Terapeutas da escola: O resultado não foi tão bom quanto pensava que seria, tento em conta que é a cadeira que mais gosto, mas agora vejo que ainda tenho muito a aprender;
  • Articulação Verbal: poderia ser uma das cadeiras mais interessantes não fosse o caso de a aula ser num dia que havia aulas das 8h às 20h (com uma hora para almoçar), sendo que as três últimas horas eram desta cadeira e que a última destas três horas se prolongava, normalmente, até às 20h20. É uma das cadeiras mais importantes neste semestre mas perdeu muito pelo horário e também pela docente, aulas secantes, pouco animadas e pouco chamativas;
  • Linguagem na Criança: a mais importante deste semestre, julgo eu. Nunca gostei muito das aulas teóricas, confesso, mas sei que era impossível que fossem mais animadas. Três trabalhos de grupo que deram muitas dores de cabeça, mas que foram muito positivos (pelo menos o último) e que me permitiu trabalhar com pessoas das quais não conhecia o método de trabalho;
  • Audiologia: cadeira gira, finalmente percebi alguma coisa da audição, já que em Otorrino foi o que foi. Professora meia aluada, mas querida. Um bocado lenta a corrigir as frequências, mas o que fazer?;
  • Linguística II: cadeira que só conheci verdadeiramente o seu conteúdo há 4 dias atrás, quando comecei a estudar para o exame... não sei o que fazia nas aulas :x Mas gostei muito de a estudar, se as aulas fossem mais animadas teria sido de certeza uma das cadeiras que tinha gostado mais;
  • Fonética e Fonologia II: cadeira um tanto ou quanto secante, exame foi pró ar devido a problemas gástricos/intestinais súbitos... terá que ser feita em Setembro;
  • Biomatemática e Bioestatística I: a primeira vez na vida que repeti uma cadeira. Ter aulas com o primeiro ano, voltar a estudar a matéria toda outra vez. Felizmente, tive sorte de ter a mesma professora que é muito boa. Exame está feito, resta aguardar a nota. Espero passar desta vez!.

    E pronto. É isto!

Alguns dias difícies passaram. Vi-me incapaz de exercer a profissão a que aspiro. Desesperei e voltei a desesperar. Quando a palavra “desistir” surgiu não consegui aceitá-la. Só me vejo aqui, não me consigo imaginar num curso que não este. Vou lutar pelo futuro que quero para mim, pela profissão que escolhi. Não vou, obviamente, conseguir ser uma boa Terapeuta a princípio. Outros conseguirão, estou certa, mas eu não. Mas não importa. nobody said it was easy. Lá chegarei!
Tenho que agradecer a todos os que me deram força naqueles dias menos bons (para não dizer péssimos) e que me têm incentivado durante este tempo todo a voltar. Sem esse apoio esta força de vontade teria demorado muito a voltar, se é que voltaria!
Obrigada.