sábado, abril 30, 2005

Sabem que mais? Estou de férias!! Uma semaninha sem aulas, totalmente dedicada à Queima das Fitas :D
Vai ser só farra :p

sexta-feira, abril 29, 2005

E daqui a umas horas apresento mais um trabalho para Linguagem na Criança. Desta vez tivémos que fazer um plano de intervenção para um caso que nos foi fornecido. Não foi uma tarefa fácil e mesmo agora, poucas horas antes de o apresentarmos, não temos certezas quanto a muita coisa que escrevemos... planear objectivos, saber em que aspectos intervir... nada simples. Mas no próximo ano (não para mim, mas para os que terão o estágio) é isso que já teremos que saber! Bem, resta esperar que corra bem :)

quinta-feira, abril 28, 2005

A frequência de Linguagem no Adulto que fiz ontem correu moderadamente bem, até. Fiquei satisfeita, apesar de ter perdido muito tempo com coisas que nem ao de leve sairam, mas corre-se sempre esse risco quando a matéria é muito extensa!
E hoje tive novamente estágio! Foi muito bom e tive, pela primeira vez, contacto com crianças autistas. Gostei muito e mais uma vez repito, sabe tão bem estar ali tão perto do que vou ser daqui a uns aninhos... :)

A 'nha rascalha transmontana faz anos hoje! E pus caloirinhos a cantar-lhe os Parabéns :p
Image Hosted by ImageShack.us
Parabéns Nita! :)

segunda-feira, abril 25, 2005

Porque é que quando temos que passar o dia inteiro a estudar, qualquer programa ridículo que apareça na TV nos parece interessantíssimo?

sábado, abril 23, 2005

Uma semana sem postar! E até, pelo menos, quarta feira vai continuar. Tenho nesse dia a frequência de Linguagem no Adulto. A questão é, o que estou aqui a fazer em vez de estar a estudar? Nada! Por isso é vou para os livros já imediatamente! :)

sábado, abril 16, 2005

3º Dia Mundial da Voz

Image Hosted by ImageShack.usHoje de manhã fui, com algumas amigas da turma, à Universidade do Minho para assistir a uma bela iniciativa no âmbito do Dia Mundial da Voz. Assistimos a várias palestras mas uma delas era pouco relacionada connosco (e mesmo com a Voz) já que era muito direccionada para a investigação em medicina. As outras foram de especial interesse e foi focada importância do trabalho do Terapeuta da Fala na intervenção em grande parte das patologias vocais. Escusado será dizer que o rosto das 10 pseudo-TF's presentes se iluminou a primeira vez que as palavras "Terapia da Fala" apareceram no écran! Os palestrantes (não sei se esta palavra existe) eram todos médicos e temíamos que o nosso trabalho nem fosse referido! Mas felizmente isso não aconteceu! :)
Resta-me desejar um óptimo Dia Mundial da Voz a todos, cuidem dela, é um bem precioso :)

quinta-feira, abril 14, 2005

Acordei às 5h50 para apanhar dois transportes que me iriam levar a Gaia, onde era o estágio. Apanhei montes de chuva, estava com um sono desgraçado. Chego ao local do estágio, digo que estou ali para estagiar com a Terapeuta X e ela diz-me "Ah ela não está cá a semana toda, não vai ter estágio.". É positivo. Voltar para casa, passar uma hora num autocarro a abarrotar de gente e depois ainda apanhar o metro para casa. E tudo isto com sono e encharcada (o guarda-chuva não impede que os pés fiquem ensopados..). E é menos um estágio, eu que sou das pessoas que tem menos. É positivo.
Que bela forma de começar o dia... irra!

segunda-feira, abril 11, 2005

Os meus colegas de turma estão a aprender, na cadeira de CAA (que é uma das que não estou a fazer), alguns gestos de um sistema aumentativo de comunicação (o Makaton) e aprenderam também os gestos do alfabeto. Apesar de não ter a cadeira ando-lhes a pedir que me ensinem os gestos e já sei o meu nome em dactilologia :)

Image Hosted by ImageShack.us

domingo, abril 10, 2005

And now for something completely different...

Dia especial, para alguém especial...
É contigo que desabafo, que rio, que choro... és tu quem me dá o ombro nos momentos menos bons e o sorriso quando está tudo bem..!
Obrigada por estares a meu lado..
Image Hosted by ImageShack.us
Parabéns Gil! :)

sexta-feira, abril 08, 2005

Epah estava aqui a arrumar umas coisas e encontrei, embrulhada em montes de sacos plásticos, a minha t-shirt de caloiro que está bastante porca já que aguentou desde Outubro de 2003 até hoje (não tive coragem de a lavar...), tendo passado por uma praxe culinária e pelo julgamento! Deu-me uma saudade da praxe agora ao encontrar a t-shirt... e pensar que já está quase a fazer um ano que deixei de ser caloira! Passei tão bons momentos na praxe, conheci os meus colegas, fiz figuras tristes... epah, foi muito bom. E agora vejo já os meus caloirinhos a passarem para este lado já... é estranho! Espero que eles tenham gostado tanto da praxe como eu gostei e que venham a ter saudades como as que sinto agora!
Fica uma foto da praxe culinária para recordar (estou algures aí para o meio :p)

Image Hosted by ImageShack.us

Soube hoje que ontem a TSF realizou a primeira emissão radiofónica portuguesa para surdos:

Durante 14 horas, tudo o que se passa, vai passar na TSF também em língua gestual portuguesa (LGP) e será divulgado na internet (...).
Das 08:00 até às 22.00, os surdos vão poder acompanhar aí alguns dos programas mais conhecidos da estação (...)


A iniciativa partiu da Feira das Capacidades e é, aparentemente, uma forma de conseguir integrar a comunidade surda no mundo dos ouvintes. No entanto, só quem tem computador e acesso à internet podia acompanhar esta emissão, o que não me parece que seja algo acessível a todos. Espero que esta seja uma iniciativa que não fique por aqui, pode ser que se consiga arranjar uma forma que seja possível todos terem acesso facilitado tal como nós temos à tefonia.

quarta-feira, abril 06, 2005

Bem, a frequência era praticamente igual à do ano passado, logo não correu tão mal quanto estava à espera mas mesmo assim, tendo em conta que já tinha estado com uma parecida na mão, deveria ter corrido melhor... mas pode ser que não esteja muito mal. Agora é só esperar a nota!

domingo, abril 03, 2005

A primeira frequência do semestre aproxima-se: terça-feira, Deficiência Auditiva.
Uma palavra apenas: medo.

sexta-feira, abril 01, 2005

Falando agora do estágio, devo dizer que gostei muito, apesar de ter começado a desesperar naquelas primeiras horas de tédio.
Vi duas meninas com Paralisia Cerebral, ambas com 4 anos. Ao contrário do que sempre (ou quase sempre) imagino quando penso em crianças com Paralisia Cerebral, elas não tinham um quadro neuromotor muito grave (acho eu, mas também não percebo ainda muito disto), sendo que uma apresentava uma diplegia (o termo mais correcto seria diparésia mas não tenho a certeza se existe :x ) e outra uma hemiparésia direita. A primeira quase não falava mas comunicava perfeitamente pelo gesto (aprendido na terapia) e pela expressão facial muito viva. A segunda expressava-se apenas pela fala, mas a sua articulação era muito cerrada e alterada, por vezes nem a própria Terapeuta a entendia, recorrendo à avó, que estava presente, para uma espécie de tradução. As duas sessões decorreram com actividades através do jogo e cada uma delas teve os seus objectivos específicos (esses não vale a pena referir aqui, deixo-os para os relatórios!). Apesar de eficazes na comunicação dentro dos seus contextos, as duas crianças apresentavam um Atraso de Desenvolvimento da Linguagem.
A primeira criança criou uma grande empatia comigo, pediu para eu jogar logo a seguir a ela e durante a sessão, em vários momentos, dirigiu-se a mim com o olhar, no intuito de comunicar. Ela percebeu que eu não usava o gesto e também não falava muito, então optava apenas por olhar para mim de forma a iniciar um turno comunicativo. Foi uma sensação óptima saber que fui bem aceite por aquela criança (pela outra também, mas de forma mais evidente por esta) e que não estive simplesmente a observar o que se passava, tive uma pequena contribuição activa para a sessão!
No final das duas sessões a Terapeuta esteve a mostrar-me algum do material normalmente usado com crianças com Paralisia Cerebral. Um dia falarei mais a fundo deste tipo de material muito específico e muito usado nestes casos.
Escusado será dizer que ver-me realmente dentro do contexto de intervenção com casos reais e toda a espontaneidade de uma sessão foi algo único! Espero ansiosamente o próximo estágio que, infelizmente, só será daqui a 15 dias.

Resumo destes dois últimos dias:

Quarta-feira:

- 9h: início do Seminário de Bioética e Deontologia, que durou até às 13h
- 14h: tentar acabar o trabalho de grupo de Linguagem na Criança que seria apresentado hoje
- 16h: início da aula de Linguagem no Adulto e início de sensação febril que me deixou pior do que já me sentia dado que tinha desde manhã o nariz entupido, dor de cabeça e de garganta, dores e fraqueza nos músculos
- 20h30: final da aula de Linguagem no Adulto e certeza de estar já a delirar com a febre
- 22h: já em casa, 38,1º no termómetro, não é muito mas é o suficiente para me deixar sem forças; dormir
- vários momentos durante a noite: acordar com calor, frio, sede, febre e afins (eu que nunca acordo durante a noite)

Quinta-feira:

- 6h: acordar e preparar-me para depois apanhar dois transportes que me levariam ao local do primeiro estágio de observação; febre atenuada mas as dores persistiam
- 7h40: chegar ao local (20 minutos mais cedo) do estágio, conhecer a Terapeuta com quem ia estagiar
- 11h: até esta hora as crianças que a Terapeuta atenderia não apareceram e as duas seguintes telefonaram a avisar que não iam, ou seja, estive desde as 7h40 até as 11h parada, sentada numa cadeira à espera de poder assistir a alguma sessão; finalmente mandaram-me para uma outra Terapeuta e vi duas crianças (disto falarei depois mais em pormenor)
- 13h: sair do local de estágio e almoçar
- 15h: mais uma vez, tentar acabar o trabalho de grupo que seria apresentado hoje
- 20h: novamente febre (que foi aparecendo ao longo da tarde), tive que abandonar as minhas colegas de grupo que ainda ficaram a fazer o trabalho
- 22h: acabado o jantar, não havia forças para tentar fazer os relatórios do estágio nem sequer para preparar a minha parte da apresentação do trabalho; dormir.

Fui dormir cansada. Foram dois dias esgotantes, e o estado de saúde não ajudou. Hoje já me sinto melhor e a apresentação do trabalho de grupo até correu bem (não sei se do cansaço ou ainda dos delírios mas disse que o jovem do caso que estudámos tinha que usar elásticos com calças o que provocou a gargalhada geral, já que era suposto serem calças com elásticos :p ) e agora tenho que fazer os relatórios. Mas como já disse, hoje já me sinto com forças, forças físicas e mentais que ontem me faltaram... quando me deitei estava com a sensação de que tudo isto é demasiado puxado, não me deixa tempo para mim nem para estar com aqueles de quem mais gosto. É assim quase todos os dias, sair de casa cedo e voltar às 20h... e ainda eu me queixo apesar de ter menos três cadeiras que os meus colegas... não sei como eles aguentam. E há dias que eu acho que não aguento. Mas, felizmente, hoje não é um deles.