sábado, junho 19, 2004

Hoje apresentei (com mais dois colegas e amigos de turma) um trabalho na aula de Linguagem com o tema "Quadro de Alteração Sensorial - Visão". Ao contrário do que eu estava à espera, correu muito bem e a Terapeuta paraceu gostar. No final a Terapeuta distribuiu alguns desenhos em Braile pela turma e, com os olhos fechados, tentámos percebê-los. É incrível como para nós, pessoas "normais", é difícil a adaptação repentina à falta de um dos sentidos... mas o trabalho até estava mais ligado à cegueira congénita, ao que ela interfere com a aquisição da linguagem. A princípio pensámos que não interferia nada (a pergunta que fizemos imensas vezes: "mas que raio tem a visão a ver com a linguagem?!?!?"), mas depois fez-se luz! Afinal uma criança para aprender as palavras, os conceitos, tem que os ver, tocar e sentir... só assim se forma na mente dela esse conceito e vai permitir que, quando o vir e sentir novamente, o reconheça... com um dos sentidos afectados este processo não é nada fácil, vai atrasar todo o desenvolvimento!
Terminámos com uma frase profunda "Um sentido afectado é como uma janela fechada num dia de Sol!"

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