sexta-feira, novembro 19, 2004

Há tempos tinha prometido um post sobre Higiene Vocal e chegou o momento de cumprir essa promessa.
E perguntam vocês “o que é a Higiene Vocal?”. O termo “higiene vocal” pode ser definido como sendo um conjunto de normas básicas que auxiliam a preservar a saúde vocal e a prevenir o aparecimento de alterações ou doenças como, por exemplo, os nódulos vocais e os edemas. Estas normas devem ser seguidas por todos, mas em especial por aqueles que têm a voz como instrumento fulcral para a sua profissão. Aqui estão algumas dessas normas:

Postura
Uma boa produção vocal tem como base uma postura corporal adequada. No dia-a-dia assumimos muitas vezes uma má postura corporal: falamos, andamos e sentamo-nos de forma incorrecta. No processo de fonação uma má postura corporal cria zonas de tensão, principalmente ao nível do pescoço e costas, comprometendo o desempenho vocal, já que neste tipo de situação a voz é produzida com esforço.

Ambientes Poluídos e Ruidosos
Um tipo de poluição prejudicial para a voz é a poluição sonora. Se queremos comunicar oralmente na presença deste tipo de poluição precisamos de aumentar a intensidade da nossa voz. Considera-se este tipo de poluição causador “indirecto” de distúrbios vocais já que não é o barulho em si que provoca as lesões no aparelho fonador, mas o facto de na sua presença se aumentar a intensidade da fala para nos fazermos ouvir, esforçando as pregas vocais. Devem então ser evitados locais muito barulhentos e ruidosos tais como discotecas (sim sim, estou mesmo a ver a malta a deixar a sua noite por causa da voz... quer dizer, eu deixava na boa, já que eu adoro discotecas...), meios muito urbanizados e industrializados.

Gritar, Falar alto e rápido
O uso em demasia ou de forma inadequada da voz causa sobrecarga vocal, prejudicando as pregas vocais. O mau uso da voz refere-se a falar excessivamente, falar alto e rápido, gritar, usar voz muito aguda ou muito grave e praticar canto sem preparação adequada.
Gritar é uma das atitudes mais agressoras para as pregas vocais já que o ar passa nas pregas a uma velocidade muito elevada. Contrair a musculatura abdominal pode auxiliar mas não resolve a sobrecarga constante pela tensão muscular a nível vocal.

A acção dos fármacos
Certos fármacos causam algumas alterações nas pregas vocais que são prejudiciais à produção de voz. Alguns exemplos são analgésicos, sprays nasais e diuréticos.
(estas alterações surgem apenas com o uso prolongado destes fármacos, não vamos agora deixar de tomar medicamentos por causa das pregas vocais :p )


Álcool
Pois é amiguinhos, o álcool também não é o melhor amigo das pregas vocais. Para além de tudo o resto em que ele prejudica, tem um efeito analgésico sobre as pregas, ou seja, disfarça e mascara a dor propiciando abuso vocal, sem que este seja percebido. Importa saber que as bebidas destiladas como a vodka, uísque, conhaque e aguardente, são consideradas mais nocivas para a voz em contraste com as bebidas fermentadas como a cerveja, o vinho e o champanhe. Por isso malta, toca a beber cervejolas e vinho bom ;)

Café
O consumo excessivo de café tem um efeito diurético e desidrata as pregas vocais, por isso deve ingerir-se água após o consumo de bebidas com cafeína.

Tabaco
Quanto ao vício do tabaco, observa-se que as toxinas do cigarro irritam a mucosa das vias respiratórias, causando tosse, irritação e, na maioria das vezes, aumento de secreções. O tabagismo é o factor preponderante na incidência de cancro da boca, laringe, esófago, pulmão, estômago, próstata, bexiga, cólon e outros órgãos.
O fumo provoca um efeito nocivo sobre a mucosa da laringe, causando edema leve e inflamação generalizada por toda a extensão do tracto vocal.

Stress
O stress causa uma data de alterações na voz: esforço na emissão, dificuldade em manter a voz, cansaço ao falar, variações na frequência habitual, rouquidão, falta de volume e projecção, perda da eficiência vocal, pouca resistência ao falar. Por isso toca a levar uma vida calminha senão qualquer dia não piam :p

Hidratação
A hidratação é fundamental para proporcionar um bom desempenho vocal e um menor esforço durante a fonação. Se não houver uma boa hidratação há um aumento da viscosidade do muco da laringe, o que vai condicionar o desempenho vocal e levar a condutas impróprias e perigosas para a voz, como a tosse excessiva e o pigarreio no intuito de descongestionar a laringe.

E pronto, espero não vos ter maçado muito (isto ficou um bocado longo, agora que vejo bem as coisas...). Cuidem da vossa voz!! :-)

Fonte: Manual de Higiene Vocal realizado pelo XII curso de Terapêutica da Fala (que é como quem diz, a minha turma!) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, no âmbito da Cadeira de Técnica Vocal, 1º Ano

<< Home