sexta-feira, abril 01, 2005

Falando agora do estágio, devo dizer que gostei muito, apesar de ter começado a desesperar naquelas primeiras horas de tédio.
Vi duas meninas com Paralisia Cerebral, ambas com 4 anos. Ao contrário do que sempre (ou quase sempre) imagino quando penso em crianças com Paralisia Cerebral, elas não tinham um quadro neuromotor muito grave (acho eu, mas também não percebo ainda muito disto), sendo que uma apresentava uma diplegia (o termo mais correcto seria diparésia mas não tenho a certeza se existe :x ) e outra uma hemiparésia direita. A primeira quase não falava mas comunicava perfeitamente pelo gesto (aprendido na terapia) e pela expressão facial muito viva. A segunda expressava-se apenas pela fala, mas a sua articulação era muito cerrada e alterada, por vezes nem a própria Terapeuta a entendia, recorrendo à avó, que estava presente, para uma espécie de tradução. As duas sessões decorreram com actividades através do jogo e cada uma delas teve os seus objectivos específicos (esses não vale a pena referir aqui, deixo-os para os relatórios!). Apesar de eficazes na comunicação dentro dos seus contextos, as duas crianças apresentavam um Atraso de Desenvolvimento da Linguagem.
A primeira criança criou uma grande empatia comigo, pediu para eu jogar logo a seguir a ela e durante a sessão, em vários momentos, dirigiu-se a mim com o olhar, no intuito de comunicar. Ela percebeu que eu não usava o gesto e também não falava muito, então optava apenas por olhar para mim de forma a iniciar um turno comunicativo. Foi uma sensação óptima saber que fui bem aceite por aquela criança (pela outra também, mas de forma mais evidente por esta) e que não estive simplesmente a observar o que se passava, tive uma pequena contribuição activa para a sessão!
No final das duas sessões a Terapeuta esteve a mostrar-me algum do material normalmente usado com crianças com Paralisia Cerebral. Um dia falarei mais a fundo deste tipo de material muito específico e muito usado nestes casos.
Escusado será dizer que ver-me realmente dentro do contexto de intervenção com casos reais e toda a espontaneidade de uma sessão foi algo único! Espero ansiosamente o próximo estágio que, infelizmente, só será daqui a 15 dias.

<< Home