quarta-feira, junho 22, 2005

O semestre já acabou há uns dias, mas só hoje houve vontade de falar sobre ele! Cá fica o balanço do costume.

Balanço geral:

  • Carga horária muito pesada;
  • Número excessivo de trabalhos de grupo, alguns deles dados em cima da hora;
  • Cadeiras muito interessantes, todas muito específicas da nossa área;
  • Estágios de observação interessantíssimos;
  • Último semestre com as Peças todas juntas :(

Balanço das cadeiras:

  • Linguagem na Criança: como aqui escrevi, a cadeira constou apenas de três trabalhos de grupo. Não vou dizer que se fizeram muito bem porque a verdade é que deram muito que fazer e levou a algumas discussões e stresses. No entanto, foram os três muito úteis e abrangeram pontos fundamentais da prática terapêutica. Ainda não se sabe a nota do último, mas espera-se que não fique muito atrás das boas notas dos dois primeiros!
  • Linguagem no Adulto: estava com grande expectativa para esta cadeira, afinal sempre me vi mais com perfil para trabalhar com adultos do que com crianças. Não me desiludi, a afasia chama-me muito à atenção e interessa-me bastante, mas houve coisas a correrem mal ao longo do semestre com esta cadeira, eram demasiadas horas de aula seguidas, o que fazia com que perdessemos a concentração e não tirássemos o melhor proveito delas. Ainda não sei se está feita, já que falta sair a nota da segunda frequência, mas acredito que esteja, apesar de saber que não será uma grande nota!
  • Débito: como já aqui referi, foi das cadeiras mais interessantes que tive. Aprendi muito sobre a gaguez e tudo o que ela implica. Tive pena de ter faltado à aula em que o terapeuta levou dois dos seus utentes gagos, gostava de os ter ouvido a falar sobre os probelmas que enfrentam decorrentes da gaguez. Haverá outras oportunidades, espero! Cadeira feita e com boa nota!
  • Deficiência Auditiva: desde os dois estágios que tive com surdos, fiquei maravilhada com a área. Quero aprofundar os meus conhecimentos na deficiência auditiva e perceber cada vez melhor o mundo dos surdos. Cadeira feita com nota boazita, apesar de algumas dificuldades de última hora com os trabalhos de grupo!
  • Paralisia Cerebral: tenho a sensação que as aulas de Paralisia Cerebral passaram sem que eu desse por elas. Sei muito pouco sobre esta área, mas isso há-de mudar! A parte mais específica na qual intervimos com estas crianças é a da alimentação e, infelizmente, essa não foi ainda dada, foi deixada para seminários no início do 3º ano. Cadeira feita com nota boazita!
  • Seminários de Ética: belas aulas, apesar de serem muitas horas seguidas, passavam muito bem, discutíamos temas interessantes e esclarecíamos dúvidas. A ética vai acompanhar sempre a nossa vida profissional e nunca é demais saber coisas sobre ela! A cadeira foi avaliada com um trabalho apenas, que recebeu boa nota!
  • Seminários de Leitura e Escrita: infelizmente, pouco aprendi com esta cadeira. Tenho umas noções sobre os métodos de ensino da leitura e pouco mais. Foi feito um trabalho em cima do joelho, que também não deixou que se aprendesse muito. Ainda sem nota.
  • Estágios de observação: os melhores momentos de cada semana, diria. Passei por uns mais interessantes do que outros e o que mais me marcou foi o último, do qual não falei aqui, talvez por ter sido tão especial não foi partilhado! Foram óptimas experiências e agora durante um semestre, se não for mais, não vou ter este contacto tão próximo com os utentes :(

<< Home