quinta-feira, novembro 10, 2005

Ontem, enquanto fazia horas para a aula de LGP, fui até à Fnac procurar um livro que me seria útil para um trabalho. Ao entrar a primeira surpresa: loja demasiado cheia para um dia de semana a meio da tarde. Ao avançar segunda surpresa: uma fila enorme de pessoas. "Deve estar a haver uma sessão de autógrafos", pensei eu. E, de facto, estava. Toda aquela gente era fã(nática) do senhor Vítor Baía que estava a apresentar o seu livro. Resolvi ir directamente para o andar de baixo, para fugir àquela confusão e procurar o tal livro. Quando o encontrei queria sentar-me nos sofás que lá há, mas estava tudo cheio de gente, até que me lembrei que numa outra área da Fnac há um outro sofá em frente a uma televisão, onde está normalmente um DVD a ser exibido. Fui até lá e tive sorte, um lugarzito no sofá que era, por sinal, bem mais confortável do que os outros. Na TV passava o DVD do Live 8, o que também era agradável, sempre gostei de estudar com música. Dediquei-me então ao livro, o DSM-IV - Casos Clínicos. O DSM é um Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, o manual que serve de base à cadeira de Psicopatologia. Como vou ter que fazer um trabalho sobre uma certa perturbação, apresentando um caso da mesma, estava à procura neste livro de alguns casos para ter alguma ideia de como eram relatados os casos, como se manifestavam os sintomas e assim. Estava então a ler os casos da Perturbação da Adaptação quando um dos funcionários da Fnac nos pergunta (a mim e ao senhor que estava sentado ao meu lado) se não nos importávamos que ele interrompesse o Live 8 para fazer uma audição de um outro DVD. Então lá apareceu um outro senhor com o DVD que queria comprar, mas sem antes o testar ali. Começa a tocar. Musical Carmen. Não é propriamente algo que ajude a minha concentração, mas com esforço estava a conseguir. Até que o comprador disse "Hum mas isto não se ouve ainda bem... aquelas colunas ali atrá estão ligadas? Ora ponha um bocadinho mais alto". Musical Carmen. Mais alto. Muito alto, a ecoar na minha mente. E eu a tentar ler o caso da Sra. A. que se sente insatisfeita sexualmente. E o Carmen a tocar, aos berros. E o senhor comprador maravilhado! Entretanto recebo um telefonema, da minha irmã. Claro que mal a ouvi... porque o Carmen estava aos berros à minha volta.
A partir de ontem, as Perturbações da Adaptação vão estar associadas ao Carmen. Medo.

<< Home