sexta-feira, novembro 23, 2007

Algumas saídas engraçadas dos meus meninos - II

Eu: "O que é ser simpático?"
Criança: "É eu estar a comer um pacote de batatas fritas e dizer assim a ele 'queres?' "

x)

quarta-feira, novembro 14, 2007

Algumas saídas engraçadas dos meus meninos

Eu: "Quem é esta?" (mostrando a imagem de uma bruxa).
Criança: "É a buxa que faz fetiches."

Eu: "Quem é que gosta muito de comer queijo?" (querendo eu que ele dissesse rato).
Criança: "A minha avó!"

:D

domingo, novembro 11, 2007

Tanto tempo sem escrever... seguem as actualizações dos último mês e meio:

Conferência Internacional sobre "Língua Gestual no Ensino"

Já foi há bastante tempo, mas tem que ser falada. Dizia-me uma colega "ahh é surdez, claro que tinhas que ir". Pois claro que tinha! Cada vez mais me interesso por esta área e, se puder, é nela que vou investir. Pela primeira vez assisti a uma conferência com surdos de diferentes nacionalidades, diferentes Línguas Gestuais (o que levou a que houvesse pelo menos 8 línguas - orais e gestuais - a serem traduzidas em simultâneo) mas todos eles com um objectivo comum: lutar por uma real educação das crianças surdas, possibilitando-lhe os melhores recursos e estratégias para que se desenvolvam plenamente nas duas comunidades a que pertencem - a Surda e a Ouvinte. Foi bom ouvi-los. Pela primeira vez, também, cerca de 90% das comunicações foram feitas por surdos, ao contrário das restantes que tinha assistido, o que foi muito positivo!
Em suma, foi um dia bastante enriquecedor e que também serviu para rever alguns amigos e pôr alguma conversa em dia :)

Trabalho

A aventura que falava... comecei a trabalhar. Muitos perguntam "Ahh estás a trabalhar? Em quê?". Estou a trabalhar na minha profissão, Terapeuta da Fala. Está a começar devagarinho, são ainda poucas horas, mas está a ser tão bom! Claro que agora surgem ainda mais receios do que nos estágios... há muito a estudar ainda, muito a aprender. E, felizmente, tenho com quem discutir as minhas dúvidas, tenho pessoas prontas a dar-me a mão se precisar! E isso dá-me confiança. No fundo, estou ainda a crescer, sou ainda uma pequena terapeuta, mas há que continuar a avançar!
O trabalho é com crianças e eu, que em tempos (antes dos estágios) me julgava incapaz de gostar do trabalho com crianças, estou a adorar! É que é mesmo incrível como aqueles pequenitos conseguem mudar o dia a uma pessoa...

Aulas

Mês e meio de aulas... e já muito farta. Este 4º ano dá cabo da energia e entusiasmo que qualquer um de nós trazia do 3º ano. Estatística, tipos de estudos, construção de instrumentos, administração... tudo nomes de cadeiras chatas e, a nosso ver, inúteis. Mas tem que ser. Resta esperar que o semestre acabe rápido.

II Encontro Nacional de Estudantes de Terapia da Fala - "Um Dia de Conversa Fiada"

Deveria ter sido anunciado aqui, mas acabei por deixar passar a data. No entanto, não posso deixar de falar dele. Foi ontem e correu tão bem! Quando propuseram à nossa turma organizá-lo confesso que achei que não conseguíamos. Mas, felizmente, todos os outros foram mais optimistas que eu e fomos para a frente! E em pouco mais de dois meses conseguimos preparar um dia especial, conseguimos trazer até nós estudantes de cada cantinho do país e com eles escutar os grandes Terapeutas de diversas áreas de intervenção. E no final, uma actuação mais que especial do Grupo de Movimento, Arte e Drama da APPACDM de Vila Nova de Gaia... nunca me arrepiei tanto ao som de New York, New York como ontem!
Correu bem, ficámos felizes! :)