quinta-feira, maio 31, 2007

Hoje celebra-se o Dia Mundial Sem Tabaco.
Ouvi há pouco na rádio uma série de estimativas de quantas pessoas morrem por ano devido ao tabaco ou simplesmente devido ao fumo do tabaco dos outros. A que me ficou no ouvido foi: "Em cada oito segundos morre uma pessoa vítima de uma doença relacionada com o tabagismo". Ou seja, enquanto eu escrevi este post morreram aproximadamente 15 pessoas por causa do tabaco.
Dá que pensar, não?

terça-feira, maio 29, 2007

Acho que desde o início nunca me lembrei do dia em que o blog faz anos. Mais uma vez deixei passar... já foi no dia 7.
Apesar de já não ser tão frequente a minha passagem por aqui, durante estes 3 anos (sim, já ando nestas escritas há três anos) foi um bom abrigo e uma óptima forma de escapar às confusões e dificuldades, já para não falar do quão bom ele é para descarregar todas as fúrias e irritações com que me deparei até hoje.
Ultimamente tem sido mais para partilhar coisas boas (e tão boas nestes últimos meses) e, de facto, agora sabe melhor. E vai saber tão bem daqui a muitos anos ler isto tudo, tão bem.
Obrigada aos poucos que cá vão passando e acompanhando estes meus passos na terapia da fala =)

E agora para algo totalmente diferente e que nada tem a ver...
Hoje li algo simplesmente bonito. E que fique aqui registado!

terça-feira, maio 22, 2007

Parece que ainda ontem temia que chegasse Outubro. E no entanto já passou quase um ano.
Mais um estágio que terminou, o último. Foi o mais pesado, mais trabalhoso, mais desgastante. Foi longe de casa, o que só por si o torna mais difícil. Mas ensinou-me muito. Mais uma vez ensinou-me a relativizar. Um contacto tão próximo com realidades difíceis, de crianças tão pequenas e já tão lutadoras. Talvez não seja a minha área, mas é sem dúvida uma área que precisa de nós. E de muitos mais.
Apesar de me terem mordido, dado palmadas e puxado o cabelo (o comportamento, ai o comportamento...) vou ter saudades. Exigiram tanto de mim, conseguiram tornar-me (moderadamente) assertiva, quem diria? Acho que cresci, que aprendi. And that's all that matters.
Tive um bom modelo. Ouvia-me nas sessões e às vezes parece que a estava a ouvir. É incrível como apanhamos as expressões, a forma de dizer as coisas de quem temos a ensinar-nos. Foi um bom modelo, ensinou-me bem.

3 estágios. 3 mundos. Afasia, Surdez, Paralisia Cerebral. 3 mundos que agora conheço mais de perto. Agora consigo sentir-me uma pequenina terapeuta. Mas... e tudo o resto? Tanto que ainda há para aprender. Tanto! E daqui para a frente serei apenas eu...

3/4 do 3º ano. Falta 1/4... a monografia. Durante todo este tempo não houve energia, cabeça e horas suficientes no dia para lhe pegar. Agora até Julho será o meu 4º mundo. E depois... depois logo se verá.

sábado, maio 05, 2007

Há estágio e há muito que fazer mas começa a Queima das Fitas. E um dos grandes momentos de cada ano é o jantar da Serenata e depois a própria Serenata. E por isso não interessa o trabalho e as poucas horas que vou dormir!
Venha a Serenata, o Sarau, a Queima e o Cortejo... e o estágio! :)