E hoje é um dia especial... não, não houve uma aula interessante nem uma boa nota recebida... é especial porque um Grande Amigo faz anos!!

Parabéns Emanuel!! =)
E hoje é um dia especial... não, não houve uma aula interessante nem uma boa nota recebida... é especial porque um Grande Amigo faz anos!!
Hoje tivémos uma visita ao Laboratório de Audiologia, onde trabalha a professora da própria cadeira de Audiologia. Foi giro, estivémos a ver a sala onde se fazem os exames de audiometria (uma sala toda maluca, forrada a esponja, isolada para que não entre nenhum som para além dos que o próprio audiologista manda para fazer o exame) e também o audiómetro que é o aparelhinho que manda os sons à intensidade e à frequência que queremos testar. Fiquei chocada como se põe no ouvido de alguém um som a uma frequência de 4000 Hz (hiper-super-agudo), já nós ao ouvi-la ao longe não foi agradável quanto mais ouvir mesmo juntinho ao ouvido... Vimos também uma sala onde se fazem os potenciais evocados (os auditivos apenas), claro que mais uma vez não percebi o que raio é isto de potenciais evocados, já ando desde o ano passado para perceber... enfim. De qualquer forma foi uma aula diferente e bem mais agradável ;)
A modos que já recebi a frequência de Voz e o resultado foi... enfim, não foi mau, mas confesso que esperava um bocadinho mais, apesar de não me ter corrido como eu esperava. Enfim, nada a fazer!
Há tempos tinha prometido um post sobre Higiene Vocal e chegou o momento de cumprir essa promessa.
Hoje tive uma aula de Linguagem na Criança muito interessante (e para eu dizer isto é porque foi mesmo muito interessante, já que normalmente acho essas aulas uma seca). A primeira parte da aula consistiu em elaborarmos uma lista de procedimentos para uma tarefa tão simples como tomar banho. Ou seja, tínhamos que definir todos os passos que uma criança tem que dar desde o momento que entra na banheira até ao momento em que põe o pé cá fora de novo. Há que definir todos os pormenores, desde o sítio onde está o chuveiro até ao tipo de banheira em questão. No caso exemplificado, a criança sofria de uma hemiplegia (dificuldades em movimentar a metade esquerda ou direita do corpo), o que tornou a tarefa muito mais complicada. Há coisas que não temos a noção de serem complicadas, quando na realidade são. O simples facto de a criança ter que se virar para molhar todo o corpo exige um grande esforço e muitos passos para que não acabe numa queda. A questão que fiz a mim mesma, e que mais tarde foi esclarecida pelas Terapeutas que nos deram a aula, era em que tipo de contexto um TF teria que dar indicações a uma criança para tomar banho. Concerteza não seria em contexto de sessão em gabinete, certo? O facto é que existem programas de avaliação e intervenção que incluem vários profissionais de saúde e também visitas ao domicílio. E para os pais da criança, um Terapeuta é sempre um Terapeuta, não interessa se é da fala ou ocupacional. Há muito mais para além de nos sentarmos num gabinete com uma criança e fazermos os joguinhos para que ela aprenda a produzir correctamente uma palavra ou uma frase. Há toda uma vivência da criança, todo um contexo à volta dela, e compete ao TF (e também aos outros profissionais envolvidos no programa) ter consciência de dificuldades para além daquelas que estão directamente relacionadas com a Fala e a Linguagem, e saber como gerir e diminuir (se possível) essas dificuldades.
Daqui a cinco horas acordo, a frequência de Voz é às 8h.
E hoje temos uma folguinha nas aulas, a professora de Fonética não pode dar aula e baldei-me à teórica de BB (eu sei que não me devia baldar, mas aquelas aulas são exactamente iguais às do ano passado, nem uma palavra muda!!) logo tenho o dia livre! Livre como quem diz, quinta feira há frequência de Voz, estou a aproveitar este dia para me aplicar na cadeira que tanto gosto ;)
Tenho que agradecer a todos os que desejaram boa sorte para a apresentação, por acaso até correu bem, foi um alívio! A parte má foi termos recebido o trabalho anterior (o da Anamnese) e a nota não foi muito boa, mas enfim, não pode ser sempre!
Não tem havido actualizações por aqui, o trabalho tem sido muito.
E quando se troca a ordem das letras de "Terapia da Fala" é este o fantástico resultado...
Estive a tentar estudar Fonologia. Sim, tentar apenas, porque aquilo está a dar-me cabo do miolo. Que saudades da simples Fonética... agora com Troubetzkoys e Martinets estou tramada... já não posso ouvir falar de oposições e correlações... e o pior é que preciso de ouvir falar disso porque ainda não percebi patavina... HELP! :|